Natal

9 formas originais de decorar a árvore de Natal este ano

Bolas, luzes, fitas douradas, estrelas, flocos de neve. Fazem parte da quadra, sim. Mas e se este ano houvesse antes frases positivas, molduras ou desenhos na árvore de Natal?

Alguns pormenores podem tornar a sua árvore de Natal ainda mais familiar.

Getty Images

Autor
  • Raquel Salgueira Póvoas

Decorar a árvore de Natal é um dos momentos mais aguardados da quadra. A partir desse momento, é oficial: o Natal chegou a casa.

Todos os anos, o processo não costuma ser diferente: ir buscar os enfeites guardados do ano anterior — bolas em tons de encarnado, azul, dourado, fitas compridas e com brilho, a estrela para o topo — e distribuí-los pela árvore. É um género de “não há nada que saber”.

Contudo, os pormenores continuam a fazer a diferença e até aqui é importante ser criativo. Personalizar a árvore de Natal para a tornar ainda mais especial e familiar é possível. Deixamos-lhe algumas ideias.

1. Molduras com fotografias

Ao longo do ano, há dezenas de fotografias tiradas com o seu smartphone ou máquina fotográfica que acabam por aí ficar, guardadas para sempre. Porque contam a história de momentos bem passados, pode optar por reunir algumas, escolher molduras ao seu estilo e colocá-las ao longo da árvore. Quando receber a família e os amigos, vão identificar-se e, por certo, não se vão esquecer do ano em que fizeram parte — ainda mais –, do espírito natalício lá de casa.

© Jessica Richmond, BumaStudio

2. Mensagens positivas

Ficam bem em qualquer altura, em qualquer canto da casa. De “be happy” a “let’s dream big”, basta que se foque no que pretende transmitir àqueles de quem mais gosta ou dar asas à imaginação. Depois, pode colocar as frases em papéis dentro de bolas transparentes ou nos ramos da árvore, atadas com fitas coloridas. Da mesma forma, em vez de mensagens positivas pode optar por se lembrar das expressões ou palavras mais características dos seus amigos e pendurá-las. Não haverá quem não se divirta a reconhecer-se nelas.

LittleWeeShop

© LittleWeeShop / Etsy

3. Desenhos feitos pelas crianças da família

Afinal, não são elas as personagens principais do Natal? Vai deixar os mais pequenos ainda mais felizes se a árvore de que tanto gostam for o expositor das suas obras de arte. Só precisa de folhas, lápis, canetas, e de uma tarde bem passada.

TO GO WITH AFP STORY Bulgaria-social-adoption-children,FEATURE, by Vessela Sergueva (FILES) This picture taken on May 14, 2010, shows children colouring a pattern in a Daycare centre for children in the town of Teteven, some 100 km north-east from capital Sofia. Some 6,730 children are abandoned in institutions in Bulgaria due to the poverty of their families. AFP PHOTO / NIKOLAY DOYCHINOV (Photo credit should read NIKOLAY DOYCHINOV/AFP/Getty Images)

© Nikolay Doychinov/AFP/Getty Images

4. Rolhas dos jantares que deu em casa

Se ainda estão guardadas, à espera de ideias para decorar alguma parte da casa, esta pode ser a altura de lhes dar novo uso. De forma simples — apenas suspensas –, ou em formatos originais, juntando outras rolhas, as opções são variadas.

002

© Patrícia Oliveira, ceapp-ceapp.blogspot.pt

5. Formas da cozinha

Como reforça a autora do blogue de interiores Decoralista, Mafalda Galamas, “esta é, indiscutivelmente, uma quadra mágica que nos inspira a criar ambientes únicos, cosy e familiares”. Uma das ideias para “tornar a nossa casa o melhor local para estar nesta altura do ano”, é utilizar as formas habitualmente usadas para fazer bolos e bolachas com diferentes padrões no fundo.

imagem8

© marthastewart.com

6. Calendário

Agarre em saquinhos de papel e numere-os como se fossem uma espécie de calendário do Advento, desde o dia em que a árvore é montada até ao tão aguardado Natal. Depois, encha-os de desafios, como “ir comprar o último presente que ainda falta e não deixar para a tarde de 24”. Para “além de original, tem uma dupla função, uma vez que pode ir indicando pequenas tarefas a fazer até à noite da consoada”, explica Mafalda Galamas.

7. Bucket list

No Natal é altura de pensar também em presentes e desejos a realizar. Pode pegar nestes suspiros e transformá-los em ornamentos da árvore de Natal. Sempre que olhar para eles vai estar mais próximo de os realizar.

bucket list

© www.grandideia.pt

8. Chupa-chupas e gomas

São uma alternativa aos tradicionais chocolates, e há quem as prefira. Para além disso, dão cor e alegria ao espaço onde estão. Para as ter na árvore, faça conjuntos de gomas diversas e pendure-as dentro de sacos com laçarotes a fechá-los. O complicado vai ser ver quantas chegam até dia 25.

SAN FRANCISCO - APRIL 03: Glass jars filled with candy are displayed at Sweet Dish candy store April 3, 2009 in San Francisco, California. As the economy continues to struggle, candy sales are rising as Americans seek to comfort themselves during the difficult economic times. (Photo by Justin Sullivan/Getty Images)

© Getty images

9. Bijuteria antiga

É uma ideia especialmente dedicada a quem tem jeito para os trabalhos manuais. “Quem não tem bijuteria antiga em casa? [Para lhes dar uma nova vida] basta colocar missangas ou peças de antigos colares, em tons encarnados, num cone em esferovite”, sugere Mafalda Galamas.

Todos queremos saber mais. E escolher bem.

A vida é feita de escolhas. E as escolhas devem ser informadas.

Há uns meses o Observador fez uma escolha: uma parte dos artigos que publicamos deixariam de ser de acesso totalmente livre. Esses artigos Premium, por regra aqueles onde fazemos um maior investimento editorial e que mais diferenciam o nosso projecto, constituem a base do nosso programa de assinaturas.

Este programa Premium não tolheu o nosso crescimento – arrancámos mesmo 2019 com os melhores resultados de sempre.

Este programa tornou-nos mesmo mais exigentes com o jornalismo que fazemos – um jornalismo que informa e explica, um jornalismo que investiga e incomoda, um jornalismo independente e sem medo. E diferente.

Este programa está a permitir que tenhamos uma nova fonte de receitas e não dependamos apenas da publicidade – porque não há futuro para a imprensa livre se isso não acontecer.

O Observador existe para servir os seus leitores e permitir que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia. Por isso o Observador também é dos seus leitores e necessita deles, tem de contar com eles. Como subscritores do programa de assinaturas Observador Premium.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Cristianismo

O natal, os três reis magos e outras fantasias

Donizete Rodrigues
144

O mito dos três reis magos é apenas uma representação simbólica, um modelo explicativo de grande significado para reforçar a importância de Jesus como salvador e unificador de toda a humanidade

Cristianismo

A douta ignorância dos sábios /premium

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
1.183

Abundam os improvisados comentários teológicos, cozinhados à pressão na Bimby da opinião pública. Já faltou mais para um Prós e Contras sobre a virgindade de Maria …

Jesus Cristo

Narrativas evangélicas do Natal

Anselmo Borges
159

A Igreja só se justifica enquanto vive, transporta e entrega a todos, por palavras e obras, o Evangelho de Jesus, a sua mensagem de dignificação de todos, mensagem que mudou a História.

Natal

A revolução divina

Luis Teixeira
180

O livre arbítrio é central na mensagem cristã e significa uma ruptura clara na História. Com o cristianismo torna-se um princípio basilar que cada pessoa é inteiramente responsável pelas suas escolhas

Eleições Europeias

Não há eleições europeias /premium

João Marques de Almeida

O parlamento europeu serve sobretudo para reforçar o poder dos grandes países, cujos partidos dominam os grupos políticos e, principalmente, as comissões parlamentares se fazem as emendas legislativas

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)