A Associação Portuguesa de Famílias Numerosas criou uma calculadora que permite apurar quanto é que as famílias com filhos vão poupar no IMI em 2016. As maiores diminuições são de 20% e vão ser aplicadas a quem tem três ou mais filhos. Quem tem apenas um filho, pode contar com uma diminuição entre 5% a 10%, dependendo do município onde vive.

Esta calculadora permite antever quanto é que as famílias vão pagar de IMI já para o ano através do número de filhos, do valor da avaliação da sua casa e do sítio onde vivem. No início da semana, a associação congratulava-se por ter conseguido agregar dados sobre 70% das câmaras municipais do país, segundo afirmou Ana Cid Gonçalves, secretária-geral da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, ao Público.

217 autarquias vão aplicar o desconto familiar. Já em relação à taxa, apenas 40 câmaras vão descer o IMI a ser pago em 2016. Nas restantes comunicações feitas à Autoridade Tributária (AT), sabe-se também que apenas três municípios aumentam o imposto: Aveiro, Felgueiras e Mourão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR