O novo ministro das Finanças, Mário Centeno, estará em Bruxelas na próxima segunda-feira onde se estreará nas reuniões de ministros das finanças da zona euro, para apresentar os planos e as prioridades do Governo socialista. Um alto responsável daquele fórum de ministros, citado pela agência Lusa, diz que o Eurogrupo está “curioso” em relação ao plano orçamental português para o próximo ano, que será entregue até janeiro.

A mesma fonte, também citada pelo Expresso, diz que falta perceber se o orçamento do próximo ano “vai manter o país no caminho da consolidação orçamental e das reformas estruturais”, lembrando que “qualquer medida que ponha em causa o crescimento da sustentabilidade e competitividade não é do interesse de Portugal”.

Por fim, o mesmo responsável apontou que, apesar de Portugal já não estar sob programa de assistência financeira, “há muitos instrumentos” através dos quais as políticas económicas do país são monitorizadas – de uma forma mais constante do que países que não tenham tido assistência externa, apontou -, entre os quais a vigilância pós-programa e a vigilância por desequilíbrios macroeconómicos.

Fonte comunitária disse à Lusa que o presidente da Comissão Europeia, Jean Claude-Juncker, deixou claro que Bruxelas “não quer um plano de orçamento com base num cenário de políticas inalteradas”, mas que até “ao final do ano/início de janeiro deverá ser entregue um verdadeiro plano de Orçamento do Estado”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR