A francesa Laura d’Arrigo foi nomeada esta quinta-feira presidente do conselho de administração do Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência, substituindo no cargo o português João Goulão, anunciou aquele organismo europeu sediado em Lisboa.

Assessora diplomática da missão interministerial francesa de luta contra as drogas e os comportamentos aditivos, Laura d’Arrigo, que já era membro do conselho de administração do observatório, é a primeira mulher a ocupar a função e deverá ficar no cargo pelo período de três anos, adianta o Observatório, num comunicado enviado à agência Lusa.

A nomeação de Laura d’Arrigo ocorreu no início da reunião de dois dias do conselho de administração do Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência (OEDT), em Lisboa.

O médico João Goulão que abandona o cargo em dezembro, foi presidente do conselho de administração do observatório entre 2009 e 2015, cumprindo dois mandatos à frente daquele organismo.

A vice-presidência foi entregue ao austríaco Franz Pietsch, coordenador nacional da luta contra a droga na Áustria, presidente da Comissão federal austríaca de coordenação de luta contra a droga e vice-diretor geral de Saúde Pública do Ministério da Saúde austríaco, refere o comunicado.

Segundo o documento, o diretor do Observatório, Wolfgang Götz, também vai ser substituído no cargo pelo belga Alexis Goodsdeel.

Wolfgang Götz vai reformar-se no final deste mês, após ter chefiado o Observatórios desde maio de 2005.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR