O antigo Presidente da República Jorge Sampaio e o vencedor do Prémio Norte-Sul André Azoulay são dois dos oradores do Fórum Lisboa, encontro internacional que vai debater a radicalização e o terrorismo, entre esta quinta e sexta-feira.

O Fórum Lisboa 2015, com o tema “Como combater a radicalização e o terrorismo: mecanismos de prevenção e conhecimento partilhado no espaço mediterrânico europeu”, conta com mais de 50 oradores, num total de 250 participantes oriundos de 40 países.

O encontro, que vai na 21.ª edição, é organizado pelo Centro Norte-Sul, organismo do Conselho da Europa com sede em Lisboa, em cooperação com a Rede Aga Khan para o Desenvolvimento e a Fundação Anna Lindh e vai decorrer no Centro Ismaili.

Na sessão de abertura intervêm, além de Jorge Sampaio, que já presidiu ao Fórum Lisboa, e de André Azoulay, conselheiro do rei de Marrocos, a nova secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Margarida Marques, a diretora-geral de Democracia do Conselho da Europa, Snezana Samardzic-Markovic, e Nazim Ahmad, da Rede Aga Khan.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A comunicação de abertura dos trabalhos caberá a Alaa Murabit, fundadora e presidente da associação “A Voz das Mulheres Líbias”.

Durante os dois dias, decisores políticos e representantes de organizações internacionais e de autoridades nacionais e regionais participam em debates sobre o Estado de Direito e as respostas democráticas; a prevenção da radicalização através da educação e do diálogo; a capacitação dos jovens e das mulheres; o papel do diálogo intercultural e inter-religioso na construção de sociedades inclusivas e o papel das comunidades sociais para prevenir a radicalização.

Criado em 1989, o Centro Norte-Sul, com 16 Estados-membros, pretende promover o diálogo e a cooperação do Conselho da Europa com as suas regiões vizinhas, privilegiando abordagens integradas e abrangentes com a participação ativa das instituições e da sociedade civil, em particular dos países da margem sul do Mediterrâneo.

Fundado a 05 de maio de 1949, o Conselho da Europa é a mais antiga instituição europeia em funcionamento, integrando 47 Estados, incluindo todos os países que formam a União Europeia.