O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, apelou hoje a todos os países do mundo, ricos ou pobres, a demonstrarem flexibilidade e um compromisso para garantir em Paris um bom acordo sobre as alterações climáticas.

“Falta ainda muito trabalho para fazer. Há questões essenciais ainda por resolver a não sobra muito tempo”, disse Ban Ki-moon, em declarações aos jornalistas, antes de regressar a Paris para participar nas negociações.

Ban exortou que os países industrializados a “reconhecerem as suas responsabilidades e liderarem” o processo e às nações em vias de desenvolvimento para “fazerem mais em sintonia com as suas crescentes capacidades”.

No entanto, o diplomata sul-coreano evitou pronunciar-se sobre uma das questões essenciais das discussões: se o acordo que vai sair da capital francesa deve ser juridicamente vinculativo, ou não.

O secretário-geral da ONU disse que, de momento, “discutem-se muitas ideias” nesse âmbito e sublinhou que o importante será um pacto firme, universal e com condições para ser aplicado.

Ban Ki-moon, que participou segunda-feira na abertura da cimeira de paris, disse ainda estar esperançado pelo que escutou e ouviu na sessão inaugural.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR