O secretário do Tesouro norte-americano, Jacob Lew, vai presidir a uma reunião inédita dos ministros das Finanças dos países com assento no Conselho de Segurança das Nações Unidas, para discutir o combate ao financiamento do terrorismo.

O encontro, que decorre a 17 de dezembro na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, vai centrar-se no grupo extremista autodenominado Estado Islâmico, e espera-se que dele resulte a adoção de uma resolução que permita bloquear as fontes de financiamento dos grupos terroristas, de acordo com um comunicado do Tesouro norte-americano.

Na mesma nota, a instituição realça que será a primeira vez que os países do Conselho de Segurança chama a reunir os seus ministros das Finanças, o que demonstra “o trabalho crescentemente especializado que é necessário para combater o terrorismo”.

Cortar o acesso do Estado Islâmico ao sistema financeiro internacional e interromper o seu financiamento são medidas “críticas para de forma eficaz combater este violento grupo terrorista”, declarou Lew na declaração.

“Uma frente internacional e unida é vital para atingir esse objetivo”, acrescentou.

O Tesouro norte-americano desencadeou esforços significativos para rastrear e combater o financiamento do terrorismo desde que os Estados Unidos foram alvos de ataques da Al-Qaida em setembro de 2001.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR