No ano em que se assinalam os 80 anos da morte de Fernando Pessoa, a FotoTour Açores, em parceria com o jornal Açores 24Horas, lançou um desafio a todos os fotógrafos: reinventar a obra do poeta “através da interpretação fotográfica” de um poema ou excerto. O concurso, aberto a todos os fotógrafos (profissionais ou amadores) decorre até 1 de maio de 2016.

Para se candidatarem ao prémio fotográfico internacional “Fernando Pessoa | FotoTour”, os interessados devem submeter, pelo menos, um tríptico (conjunto de três fotografias) que revele “através do seu olhar pessoal a essência da obra selecionada”, refere o regulamento. As imagens devem ser enviadas até dia 1 de maio de 2016 para o email fernandopessoafototour@gmail.com.

Para além do primeiro prémio, no valor de 500 euros, serão ainda entregues três menções honrosas. Ao júri, constituído por quatro fotógrafos (dois portugueses e dois estrangeiros) e três escritores, caberá ainda a tarefa de selecionar 30 fotografias para a edição de um livro e outras 20 para uma exposição, que os promotores do projeto pretendem levar a vários pontos do país, incluindo à Casa Fernando Pessoa, em Lisboa. Os organizadores pretendem ainda expor as imagens selecionadas na Ilha Terceira, terra-natal de mãe de Pessoa, Maria Madalena Nogueira.

Os vencedores serão anunciados no dia 13 de junho de 2016, data que assinala o aniversário do nascimento de Fernando Pessoa. O lançamento do livro está marcado para 30 de novembro, num local ainda por determinar. O regulamento completo do prémio “Fernando Pessoa | FotoTour” pode ser consultado aqui.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR