Os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa entregaram esta sexta-feira um novo pré-aviso de greve parcial para os dias 12, 13 e 14 de dezembro, protestando contra alterações de organização do trabalho dos maquinistas, disse à Lusa fonte sindical.

Segundo a dirigente da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans), Anabela Carvalheira, estes três dias de protesto têm o mesmo propósito do que a greve já anunciada para os dias 9, 10 e 11 de dezembro, pelo que haverá no total seis dias de paralisação a partir da próxima semana.

A circulação do Metro de Lisboa vai estar com perturbações ao longo de todo o período de funcionamento — das 06:30 às 01:00 –, uma vez que a paralisação se reflete nas “três primeiras horas de cada primeiro período de serviço de cada maquinista”, disse a dirigente, acrescentando que ainda não estão definidos os serviços mínimos para estas greves.

“É uma luta apenas dos maquinistas e tem a ver com questões específicas da alteração de organização do trabalho”, explicou a sindicalista, dando como exemplo “a marcação de férias, que é um direito e que querem considerar um mérito”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Anabela Carvalheira afirmou ainda que o Metropolitano de Lisboa tem falta de maquinistas e explicou que “a empresa quer obrigar estes maquinistas a fazer trabalho de mais do que um trabalhador”. “Isto não é possível, além de que esta situação pode potenciar a falta de segurança no Metro”, alertou.

De acordo com a sindicalista, os trabalhadores do Metropolitano pretendem que “sejam suspensas as alterações [de organização do trabalho dos maquinistas] e que se encontre uma solução, desde logo a contratação de mais maquinistas”.

A convocação destes seis dias de greve foi decidida no mesmo dia em plenário de trabalhadores, porém resolveu-se “entregar um pré-aviso de cada vez”, explicou Anabela Carvalheira.

Em relação ao contexto político da marcação das greves, a dirigente da Fectrans revelou que foram decididas antes da entrada em funções do atual Governo.

“Acreditamos que a entrada deste Governo vai ser diferente e que a solução vai ser encontrada”, considerou Anabela Carvalheira, adiantando que têm já agendada uma reunião com o secretário de Estado dos Transportes, na segunda-feira, às 10:00.

Questionada sobre se há possibilidade de desconvocar as greves tendo em conta o resultado da reunião com a tutela, a sindicalista afirmou que “até à altura do início da greve há sempre hipótese de desconvocar” a paralisação.

Estas greves foram convocadas por quatro estruturas representativas dos trabalhadores: FECTRANS, Sindicato dos Trabalhadores da Tração do Metropolitano (STTM), Sindicato da Manutenção do Metropolitano (SINDEM) e Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes (SITRA).