O Hospital de Santarém (HS) encerra esta sexta-feira as comemorações dos 30 anos de funcionamento no atual edifício com uma sessão no Convento de S. Francisco que inclui uma palestra sobre “Saúde em Portugal” pelo diretor geral de Saúde.

Francisco George é o orador convidado de uma sessão que conta com várias intervenções do Conservatório de Música de Santarém e que a administração do Hospital de Santarém marcou para o final da tarde para que a população possa participar.

Numa nota enviada à Lusa, a administração do HS informa que as comemorações, partilhadas com a população com um conjunto de eventos que decorreram ao longo de quase dois meses, se inspiram no lema da instituição “Sempre consigo, a cuidar de si”.

Iniciadas a 12 de outubro, com uma sessão solene e entrega de diplomas aos 120 colaboradores em funções há 30 anos, as comemorações destacaram cada um dos serviços do Hospital, com atividades na instituição e fora, nomeadamente com profissionais a participarem duas vezes por semana num programa de uma rádio local (Rádio Pernes), com sessões “de ensino e esclarecimento”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A entrada principal do hospital foi palco para sessões de formação e informação, promovidas por cada um dos serviços, que “decoraram” o espaço com ‘posters’ e imagens de divulgação do seu trabalho junto dos utentes, tendo sido projetados diariamente filmes sobre o trabalho em cada unidade.

As comemorações incluíram ainda o lançamento de um livro, “Jonas e os Ouvidos Mágicos”, uma sessão promovida pela Escola de cães guias para cegos e duas sessões de esclarecimentos ao público, na sala polivalente do Hospital, uma sobre a “Importância e História da Unidade Oncológica do Hospital de Santarém” e outra pelo neurocirurgião Carlos Calado, sobre “O efeito da música e a importância da musicalidade na dor do pós-operatório”.

José Josué, presidente do conselho de administração do Hospital de Santarém, disse à Lusa que a comemoração procurou mostrar o hospital à comunidade, divulgando as áreas de excelência, as melhores práticas e as novas técnicas, e proporcionar momentos de confraternização e reflexão entre os seus colaboradores.

O atual edifício do Hospital de Santarém, inaugurado em 1985, substituiu o antigo hospital, que funcionou no edifício da Santa Casa da Misericórdia de Santarém, no planalto da cidade, tendo sido já alvo de intervenções significativas nos serviços de urgência e de consulta externa, prevendo-se para 2016 o início das obras nos blocos operatórios.