A primeira sessão do programa ‘Mar Seguro, promovido pela Autoridade Marítima Nacional em parceria com o Instituto de Socorros a Náufragos, acontece este sábado na Póvoa de Varzim, com o objetivo de sensibilizar os pescadores para as questões de segurança dentro das embarcações.

A iniciativa, lançada em julho, engloba uma série de reuniões e palestras junto das comunidades piscatórias de todo o país, apelando a uma cultura de segurança no mar e incutindo uma atitude sustentada de precaução e prevenção de acidentes marítimos.

“Será uma ação de sensibilização para pescadores, mestres, motoristas, todos os que operam nas embarcações de pesca, sobre segurança no mar”, explicou Artur Simas Silva, capitão do porto de pesca da Póvoa de Varzim e Vila do Conde.

Segundo este elemento da Marinha, serão abordados temas como a utilização de coletes salva vidas a bordo das embarcações, as normas de segurança na entrada e saída das barras e na faina, cuidados com as condições que o mar apresenta, a utilização correta de balsas salva vidas e a importância de aconselhamento junto das entidades marítimas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A dar apoio a esta primeira sessão estará a estação salva vidas da Póvoa de Varzim/Vila do Conde que fará uma demonstração no porto da Póvoa de Varzim “caso haja interesse da audiência”.

Esta será a primeira sessão, e até ao final do ano vão decorrer mais duas: em Peniche e em Portimão. “Em 2016 vai estender-se às restantes comunidades do país”, adiantou Artur Simas Silva.

“Para já, é uma ação para os que estão na faina, mas também devia ser alargado às embarcações de recreio”, acrescentou o capitão.

Artur Simas Silva frisou que uma das componentes do programa passa pela sensibilização da importância do colete salva-vidas, algo que capitão lembra pode fazer a diferença entre a vida e a morte em caso de acidente no mar.

“A vida que se perdeu esta semana [num acidente com um pescador poveiro ao largo de Viana do Castelo] poderia ter sido evitada se usasse um meio de proteção individual”, exemplificou.

A ação de sensibilização começa às 10 horas, na sede da Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar, no interior do porto de pesca da Póvoa de Varzim.