Depois de um verão de S. Martinho prolongado, parece que o melhor é ter à mão o chapéu-de-chuva. A semana vai começar com neblina ou nevoeiro matinal, períodos de céu muito nublado e previsões de chuva.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), estão previstos para segunda-feira períodos de céu nublado, tornando-se gradualmente muito nublado nas regiões Norte e Centro a partir do início da tarde, com ocorrência de períodos de chuva, em especial no Minho e Douro Litoral (Viana do Castelo, Porto, Coimbra, Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda e Castelo Branco). Espera-se ainda vento em geral fraco no litoral e moderado a forte nas terras altas e formação de geada em especial no interior Norte e Centro.

Na Grande Lisboa são esperados também períodos de céu muito nublado e possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca a partir do meio da tarde, vento em geral fraco do quadrante sul e neblina ou nevoeiro matinal.

Em relação ao estado do mar, as ondas deverão ser de noroeste com dois a três metros na Costa Ocidental, passando a ondas de oeste a norte do Cabo Raso. Já na Costa Sul prevê-se a existência de ondas de sudeste com um a 1,5 metros. A temperatura da água rondará os 16º C e os 18º C respetivamente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR