A BBC está a iniciar um plano para realizar filmes que podem ser moldados de acordo com a personalidade e preferências de quem quer que esteja a assistir. Esta ideia, formada através de um projeto chamado “Visual Perceptive Media”, prevê alterar desde as próprias cenas filmadas à banda sonora dependendo sempre dos interesses das pessoas.

Na prática, todo o processo terá início numa aplicação com um questionário com perguntas básicas sobre a personalidade de cada um: desde se se é preguiçoso ou trabalhador, tímido ou extrovertido, entre outras coisas. Para além disso, será analisado o gosto musical. Depois toda a informação será cruzada determinando-se em que grupo se insere o utilizador e criando diferentes cortes (cenas) no filme a que ele assistirá.

Como diz a Verge, num primeiro momento, a BBC poderá alterar a ação da cena, ou seja, sobre quem ou o quê esta se foca. Mas até pode mesmo retirar uma cena inteira. O jogo de cores e a banda sonora poderão também ser alterados. Neste vídeo, onde a BBC explica o projeto,  dá-se o exemplo entre a distinção simples entre homem e mulher: quando uma mulher está a assistir à cena esta centra-se e acompanha a personagem feminina da ação, enquanto o homem faz extamente o contrário, até se encontrarem os dois.

filmes da BBC adaptados às preferências Homem e Mulher

No caso da diferença entre mulheres e homens, a cena pode alterar o seu foco para a personagem feminina. BBC

No entanto o canal refere que ainda está a ser conduzida uma “investigação inicial” com um pequeno grupo de pessoas para se perceber se este novo tipo de conteúdos é eficaz ou não.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR