A Câmara dos Deputados do Brasil escolhe hoje os 65 membros da comissão especial que vai decidir se o parlamento acolhe ou não o pedido de impugnação da Presidente Dilma Rousseff.

A comissão é oficializada terça-feira e, no mesmo dia, é escolhido o relator e o presidente do órgão.

Dilma Rousseff tem até dez sessões da comissão para apresentar a sua defesa e aquele órgão mais cinco sessões para emitir um parecer sobre a aceitação do pedido de destituição ou o seu arquivamento.

O plenário da Câmara vota esse texto até 48 horas após a sua divulgação.

O processo de impugnação do mandato de Dilma Rousseff foi desencadeado no passado dia 02, quando o presidente da Câmara dos Deputados do Brasil, Eduardo Cunha, anunciou ter aceitado o pedido protocolado na Casa Legislativa em 14 de outubro por juristas.

O pedido de ‘impeachment’ sustenta que o Governo cometeu irregularidades fiscais no atual mandato, iniciado em janeiro deste ano, ao contrário de solicitações anteriores, que não foram acolhidas por levarem em conta somente questões relacionadas com a Presidência terminada em 2014.

Um dos coautores da ação que pede a impugnação de Rousseff, Helio Bicudo, é um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT, de centro-esquerda), mas deixou o partido em 2005.

O pedido também foi apoiado pelo principal partido de oposição, o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR