É aquela altura do ano, de olhar para trás e recordar o que mais marcou os 11 meses que passaram. A pensar nisso, a bíblia da moda ajoelhou-se perante o sentido de humor e fez o seu próprio top 11 dos melhores memes — uma imagem ou vídeo de natureza humorística que é repetidamente copiado e espalhado pela internet — de 2015. Segundo a edição norte-americana da Vogue há de tudo um pouco, desde vestidos icónicos a ratos gulosos e videoclips virais.

11. A cara chorosa de Chrissy Teigen
Foram precisos apenas cinco minutos até o rosto emocionado da mulher de John Legend se tornar viral nas redes sociais. A imagem diz respeito aos Globos de Ouro, no início de janeiro, quando o cantor recebeu o prémio na categoria de “Melhor Canção” pelo tema Glory.

https://twitter.com/Yoko_Onee/status/555745474993741824

10. O tubarão da esquerda
Foram os movimentos ditos “hilariantes” de um dos figurinos da artista Katy Perry, durante a sua atuação no famoso intervalo do Super Bowl, que chamaram a atenção dos fãs. O furor foi tanto (e o gozo também), que quando a cantora pop foi nomeada para um Emmy na categoria “Outstanding Short-Format Live-Action Entertainment Program”, ela agradeceu ao figurino. E sim, é provável que o tubarão da direita se tenha sentido negligenciado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

https://twitter.com/flargh/status/673583280369721344

9. O tutu (e a atitude) de North West
A mãe, Kim Kardashian West, pode ter deitado a internet a baixo em 2014, mas este ano foi a filha que se tornou viral. Bastou à pequena North West sair à rua num tutu memorável e adicionar ao look uma dose razoável de atitude.

8. “Netflix and Chill”
O Netflix pode só agora estar a dar os primeiros passos em solo nacional, mas há muito tempo que faz parte da cultura televisiva norte-americana. Talvez por isso a Vogue escreva que a expressão “Netflix and Chill” (“chill” rementendo para o ato de descontrair) começou como uma piada e depressa evoluiu para um termo universalmente aceite no mundo dos encontros amorosos.

7. O vestido-omelete de Rhianna
Em maio deste ano, Rihanna desfilava na passadeira vermelha da Met Gala com um dos vestidos da noite. Amarelo, com uma capa muito longa e detalhes a fazer lembrar uma… omelete ou ainda uma fatia de pizza. Foi uma questão de tempo até o look ser parodiado nas redes sociais.

https://twitter.com/RDTPop/status/595392362504986626

6. O rato da pizza
E por falar em pizza, houve quem tivesse documentado em vídeo a surpreendente viagem de um rato e a sua fatia de pizza pelas escadas do metro de Nova Iorque. E mais não é preciso dizer.

5. Os lamas em fuga
Ainda dentro do reino animal, a fuga de um par de lamas do zoo, nos EUA, também cativou a atenção dos cibernautas.

https://twitter.com/13AlphaOmega/status/633642594782855168

4. Os copos de Natal da Starbucks
Há poucas semanas era notícia que algumas pessoas estavam zangadas com a gigante do café porque os seus novos copos não tinham quaisquer referências ao período festivo do Natal. A polémica cresceu a olhos vistos e ganhou proporções tão exageradas — houve quem dissesse que a marca “odiava” Jesus — que foram muitas as pessoas que enfeitaram os seus próprios copos.

3. A música “Hello” de Adele
Não se batem recordes atrás de recordes e não se vendem milhões de álbuns sem ter, pelo menos, uma canção a ser alvo de memes. Foi o que aconteceu com o tema “Hello” de Adele.

https://twitter.com/catsandsuch2/status/668895594618949634

2. A dança de Drake
Os passos de dança do cantor no videoclip Hotline Bing estavam mesmo a pedi-las, pelo que basta uma pesquisa rápida nas redes sociais para encontrar as diferentes montagens que já foram feitas. Como esta:

1. O vestido
Em fevereiro, uma fotografia de um vestido dividiu a internet assim que se colocou a pergunta: é preto e azul ou branco e amarelo? A Vogue diz que a dúvida “parou” a nação norte-americana por um dia. Por cá, aconteceu algo semelhante. Foram muitos os que se interrogaram e houve até celebridades que tentaram responder à questão, tal como Taylor Swift.

https://twitter.com/taylorswift13/status/571131244634877952?ref_src=twsrc%5Etfw