Não há acordo, tão pouco um consenso, sobre quanto durará o executivo de António Costa, e quase se podiam fazer apostas. De acordo com um barómetro da Aximage, divulgado esta segunda-feira pelo Jornal de Negócios e Correio da Manhã, 31% dos inquiridos acredita que pode durar até ao fim dos quatro anos da legislatura, mas 18% não tem a mesma confiança e aposta que não dura nem um ano. A maior parte, ainda assim, acredita que Costa mantém o barco durante pelo menos dois anos.

A amostra contou com 605 entrevistas telefónicas realizadas entre 28 de novembro e 2 de dezembro e resultou em respostas variadas à pergunta “Quanto tempo acha que o atual Governo vai durar”. Segundo o Negócios, 31% respondeu que dura até ao fim da legislatura, 3,9% respondeu que dura três anos, 17,1% aposta em dois, 22,9% aposta num ano e 18% acredita que Governo não chega nem a estar um ano em funções.

Feitas as contas, a média das respostas aponta para que o Governo do PS, apoiado pelo PCP, BE e PEV, dure precisamente dois anos e dois meses.

Segundo o mesmo jornal, a tendência é de aumento da confiança na durabilidade do executivo. A última sondagem do mesmo género, realizada em novembro, quando o Governo PS ainda era apenas uma hipótese, indicava que só 26,5% dos inquiridos acreditava que aquele executivo fosse durar toda a legislatura. Na altura, a resposta mais escolhida, apontada por 29,8% dos inquiridos, apontava para que um governo liderado por PS não duraria mais de um ano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR