O Prémio Nobel da Química Tomas Lindahl defendeu nesta terça-feira que o cancro poderá vir a ser tratado como uma doença crónica, considerando que este é o caminho para encontrar uma cura. Que o cancro se torne um dia uma doença crónica é “agora um dos objetivos do nosso campo de investigação”, afirmou Tomas Lindahl, um dos três investigadores distinguidos com o Nobel da Química pelos estudos dos mecanismos que permitem a reparação de ADN.

Os investigadores, segundo o Comité Nobel, conseguiram, através de uma espécie de “caixa de ferramentas de reparação de ADN”, mapear, a nível molecular, a forma como reparar as células danificadas, permitindo também salvaguardar a informação genética.

“O trabalho desenvolvido forneceu conhecimento fundamental sobre como funciona uma célula viva e pode ser usada, por exemplo, no desenvolvimento de novas terapias contra o cancro”, justificou o Comité Nobel, num comunicado divulgado a 07 de outubro.

Nascido em Estocolmo, na Suécia, e especialista na área do cancro, Tomas Lindahl, 77 anos, desenvolve o seu trabalho como responsável do grupo emérito do Instituto Francis Crick de investigação biomédica, em Londres. “Mais do que falar da cura do cancro, prefiro olhar para o problema como se se tratasse da diabetes”, disse Tomas Lindahl em entrevista à agência espanhola Efe.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Não se pretende curar a diabetes. Bem, pode tentar-se, apesar de ser muito difícil, mas pode viver-se com a doença, há uma boa medicação pode levar-se uma vida normal, sem estar o tempo todo assustado, explicou. O objetivo “é conseguir o mesmo” com o cancro, “que se possa viver como ele, mas sem pensar nisso, e com uma medicação diária, conseguir ter uma normal”, frisou.

No entanto, o investigador não se aventura em estabelecer um prazo para atingir esse objetivo, uma vez que existem diferentes tipos de cancro. “Há alguns que podemos curar ou regredir, mas há outros, como o cancro do pâncreas, que ainda não entendemos e que ainda é uma doença muito perigosa”.

A esperança dos investigadores, segundo Lindahl, é “entender porque é que alguns tipos de cancro não respondem bem aos tratamentos”. Se conseguirem responder a esta questão poderão encontrar novos medicamentos e melhores tratamentos para os doentes. “Mas, primeiro, temos de entender qual é o problema”, reconheceu o investigador e perito e e para isso precisamos de realizar mais investigação básica, um tipo de ciência fundamental para o desenvolvimento de todas as disciplinas.