A GNR vai reforçar na quarta-feira a fiscalização aos veículos pesados de mercadorias e passageiros, nas vias com maior volume de tráfego deste tipo de veículos, anunciou nesta terça-feira a Guarda Nacional Republicana.

Na ‘Operação Veículos Pesados’, os militares vão estar especialmente atentos ao peso e transporte da carga, aos tacógrafos (tempos de condução, pausas, tempos de repouso, viciação e manipulação) e às condições técnicas dos veículos, adianta a GNR em comunicado.

Os militares também vão estar atentos à condução sob efeito do álcool, ao uso do cinto de segurança e dos sistemas de retenção e a infrações de natureza fiscal, aduaneira e ambiental.

Esta operação será realizada em todos os países da Europa e enquadra-se no plano definido pela European Traffic Police Network (TISPOL – www.tispol.org/), organismo que congrega todas as polícias de trânsito da Europa, no qual a GNR é representante nacional.

Conta também com a parceria da Euro Controle Route (ECR – www.euro-controle-route.eu/site/), um grupo de serviços de controlo das estradas europeias que tem como objetivo melhorar a segurança rodoviária.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR