O Governo moçambicano defende a construção de dois novos gasodutos, um de cerca de 300 quilómetros na província de Cabo Delgado, norte de Moçambique, ligando Pemba e Palma, e outro de mais de 2.600 quilómetros, entre Palma e Maputo.

A construção dos dois gasodutos faz parte do Plano Diretor do Gás Natural apresentado pelo Ministério dos Recursos Minerais e Energia, durante a Conferência Internacional sobre Cadeias de Valor das Indústrias do Gás, Grafite e Agrária, que decorre desde segunda-feira em Pemba.

“Também existe o objetivo de criar um gasoduto do norte a sul. Espera-se com isso que haja oportunidade de negócios para as pequenas e médias empresas localizadas ao longo da costa, por onde o gasoduto irá passar”, disse, durante a conferência, Natália Camba, do Ministério dos Recursos Minerais e Energia.

Camba afirmou que o desenvolvimento dos projetos de gás natural no país podem catalisar a indústria naval, tendo em conta que os projetos associados a este recurso serão dinamizados ao longo da costa da província de Cabo Delgado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“A indústria naval pode ser melhor capitalizada com pequenos serviços que podem ser feitos por moçambicanos, em parceria com empresas estrangeiras. Outro aspeto que gostaria de realçar é o desenvolvimento do setor turístico”, declarou Natália Camba.

O plano diretor defende a capitalização das ligações entre a indústria de gás e outras áreas de atividade económica, incluindo a agricultura, como forma de se evitar “a maldição dos recursos”.

A província de Cabo Delgado detém uma das maiores reservas de gás natural do mundo, que serão usadas para a produção de Gás Natural Liquefeito (GNL) por dois consórcios liderados pelas multinacionais norte-americana Anadarko e pela italiana ENI, onde se inclui também a portuguesa Galp.

As petrolíferas estão na fase de conclusão dos acordos financeiros para a mobilização de recursos necessários à construção de unidades de processamento de GNL, mas os respetivos consórcios ainda não tomaram as decisões finais de investimento.