Apoiantes do Boko Haram queimaram uma aldeia perto da cidade de Chibok, na Nigéria, onde foram raptadas quase 200 estudantes, segundo testemunho de um residente que fugiu. O ataque à aldeia de Takulashi ocorreu no domingo e visava a pilhagem de alimentos, tendo ocorrido dois dias depois dos combatentes terem roubado mais de 200 cabeças de gado da mesma localidade.

Nos últimos meses, verificou-se uma redução neste tipo de ataques na zona rural do nordeste da Nigéria, uma indicação de que a capacidade de luta dos rebeldes diminuiu devido à ação do exército. Mas algumas situações esporádicas ainda ocorrem e aumentam as preocupações com ataques suicidas e bombistas nos centros urbanos.

Em Takulashi, um grupo de rebeldes de bicicleta e a pé invadiram a comunidade, atiraram indiscriminadamente e incendiaram as casas. “Queimaram mais de 100 casas na aldeia. Somente cinco casas foram poupadas”, disse um habitante da aldeia que disse chamar-se David, depois de ter fugido para perto da cidade de Askira Uba.

Em abril do ano passado, 12 pessoas foram mortas quando um grupo de homens atacou Takulashi no seguimento do rapto de 276 estudantes da sua escola em Chibok pelo Boko Haram.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR