789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Como evitar os principais erros de maquilhagem

Este artigo tem mais de 5 anos

Do tom de base errado ao iluminador que faz a pele brilhar em demasia, saiba como evitar os 6 desastres mais comuns da maquilhagem (que até as celebridades cometem).

Um dos erros é usar um lápis de contorno de lábios num tom demasiado escuro.
i

Um dos erros é usar um lápis de contorno de lábios num tom demasiado escuro.

Mireya Acierto/Getty Images

Um dos erros é usar um lápis de contorno de lábios num tom demasiado escuro.

Mireya Acierto/Getty Images

A maquilhagem é, sem dúvida, uma das maiores amigas da mulher. Enquanto um bom corretor pode disfarçar muitas marcas, borbulhas e olheiras, um batom vermelho pode dar todo um extra de confiança interna e mudar o nosso dia. Mas quando a maquilhagem deixa de ser uma amiga para se tornar inimiga número 1, é porque alguma coisa está a ser mal feita.

Para que não caia nos erros mais comuns da maquilhagem, mostramos-lhe os seis principais e a forma como os pode (e deve) evitar. Porque se até as celebridades o fazem — com os seus maquilhadores altamente experts — qualquer uma de nós o pode fazer sem se aperceber.

Tons de base errados

Este deve ser, provavelmente, um dos erros que as mulheres mais cometem — ou uma base demasiado escura, ou demasiado clara. Em qualquer um dos casos, o erro é visível e é como se estivesse a usar uma máscara. No pior dos cenários, um tom de base muito escuro, por exemplo, pode criar um aspeto envelhecido. O mais indicado será, antes de mais, ter uma base no tom certo. Quando a estiver a comprar, faça um teste na mandíbula e nunca no pulso — as mãos não têm o mesmo tom de pele do rosto. Além disso, é perfeitamente normal que, por estar sempre exposto, o rosto tenha um tom mais escuro que o pescoço. Assim, no final da maquilhagem feita, passe um pouco de pó bronzeador no pescoço e no peito para uniformizar. Dica: maquilhe-se sempre com uma boa luz para não correr o risco de sair de casa e reparar no espelho do carro que tem a maquilhagem às manchas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Lápis de lábios demasiado escuros

Lábios carnudos e volumosos estão na ordem do dia. E, como já tínhamos falado noutro artigo, a moda dos lábios de Kendal Jenner veio para ficar. Mas é importante que os saiba fazer para não acabar com um resultado desastroso. Pode delinear exatamente na linha dos lábios, para um resultado natural, ou sair fora da linha para um efeito de lábios maiores. Mas o tom do lápis terá de ser igual ou ligeiramente mais escuro que o do batom e nunca vários tons acima. Ou o resultado será tão catastrófico como o de Nicki Minaj na fotografia.

Demasiado pó

A função do pó translúcido é, literalmente, cozinhar a maquilhagem. Que é como quem diz, matificar a base, os corretores, os iluminadores e, acima de tudo, diminuir o brilho da pele. Quando se coloca demasiado pó, no rosto inteiro ou em certos pontos, perde-se a uniformidade e criam-se pontos de brilho. Há uma nova tendência na maquilhagem, o “baking” – mais uma tornada famosa por Kim Kardashian – que é mais uma técnica de iluminação mas com pós. Aplica-se bastante pó nas zonas do rosto que se quer iluminar, deixa-se actuar durante 5/10 minutos e, no fim, desvanece-se tudo com um pincel seco. O que não pode acontecer é deixar que este “cozinhado” fique em excesso e lhe deixe a pele pesada e envelhecida.

Corretor de olheiras demasiado claro

É comum pensar-se que, quanto mais claro for o corretor, mais anulada será a olheira e melhor o resultado final. Mas este é um pensamento errado. Nas olheiras, os corretores devem ter tons quentes — amarelados ou salmão — porque vão neutralizar o tom arroxeado e iluminar a zona dos olhos. Não é por o corretor ser muito claro que vai esconder ou disfarçar melhor. Isso consegue-se com texturas de alta cobertura próprias para olheiras.

Iluminador em excesso

Toda esta moda dos contornos veio ensinar-nos o jogo de iluminar e esconder certas zonas do rosto. Mas iluminador em demasia vai criar um aspeto de pele oleosa e estragar todo o propósito de o usar — valorizar a maquilhagem e criar um ar saudável no rosto. O mais correto será, no fim, esfumar sempre bem os contornos para não ficarem muito marcados.

Blush muito marcado

O blush é um dos produtos mágicos que consegue deixar a pele com um aspeto saudável apenas com uma pincelada. Mas um produto errado pode fazer-lhe pior do que se não tivesse colocado nada. Além do tom de blush certo para a sua pele, como já tínhamos falado neste artigo, também é importante ter em conta as quantidades para não ficar com um resultado teatral. Assim, primeiro passe o pincel no produto, depois bata com o cabo no dorso da mão para soltar o excesso e, só aí, aplique na pele.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora