Numa altura em que começam a surgir os rankings dos melhores e piores do ano, os animais têm também um papel de destaque.

Sendo a sociedade atual marcada pelo viral e pelos vídeos que andam pelas redes sociais, tudo o que meta animais deixa a internet num reboliço. Gatos, é sucesso garantido. Mas também tubarões, ursos, tartarugas, leões, polvos e até corujas fazem as delícias das pessoas.

A National Geographic decidiu elaborar a lista dos melhores e mais virais vídeos de animais do ano de 2015. Alguns caseiros outros realizados por equipas do canal, há um pouco de tudo neste ranking:

1. Assustar gatos com um pepino

Esta ideia no mínimo original teve um sucesso tal que passou para o primeiro lugar desta lista. Não se sabe bem porquê, mas os gatos consideram um pepino uma ameaça e atá saltam quando se deparam com algum.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

2. Tubarão branco a rodear surfistas de paddle

Estes surfistas gravaram, no sul da Califórnia, um encontro no mínimo assustador com um tubarão branco. Numa atitude de descontração (pelo menos aparente) dos protagonistas, eles pegaram na câmara e filmaram a cena que ocupa o segundo lugar dos vídeos com animais mais virais do ano para National Geographic.

3. Será este o maior tubarão branco alguma vez filmado?

A fechar o pódio temos mais um tubarão branco. E dos grandes. A National Geographic faz a pergunta: será este o maior tubarão deste género alguma vez filmado? A avaliar pelos 6 metros de comprimento do animal, se não o for está, pelo menos, lá perto.

4. “Mãe coruja” contra cobra

https://www.youtube.com/watch?v=XuK1fX41ATU

A expressão “mãe galinha” ganhou todo um novo significado com a publicação destas imagens. Mães como esta coruja já não se fazem. Confrontada com a presença de uma cobra no seu ninho, a ave faz de tudo para proteger as suas crias. E conquistou o 4º lugar do ranking.

5. O antigo leão de circo sente a relva pela primeira vez

https://www.youtube.com/watch?v=J3L8mNwIpVA

Este leão chamado Will passou anos a pisar o palco do circo. Quando chegou o momento da reforma, o rei da selva aproveitou os primeiros momentos a sentir o que, provavelmente, nunca sentiu: o prazer de brincar na relva.

6. “Mãe coelho” contra cobra

Mais uma mãe que tem lugar nesta lista. Agora um coelho que tenta proteger as crias de serem a refeição de uma perigosa cobra.

7. Homem contra urso

Que os ursos são perigosos, já se sabia. Que às vezes causam estragos (e até casos graves) também. Mas esta é como a história de ser notícia o homem que mordeu o cão e não o contrário. Ora veja como parece fácil assustar um urso (mas não tente isto em casa).

8. Tartaruga brilhante

Estas imagens exclusivas da National Geographic apanharam uma tartaruga brilhante de uma espécie rara no fundo do mar. Saltou para a oitava posição dos melhores vídeos de animais de 2015.

9. Polvo carrega casca de coco

Não se sabe bem para onde queria este polvo levar esta casca de coco. O que se sabe é que o vídeo teve o sucesso suficiente para ocupar a nona posição.

10. Familiar de gato à boleia de rinoceronte

Na África do Sul, uma espécie da família dos gatos estava a precisar de boleia. Por isso, não foi de modos e saltou para as costas de um rinoceronte protagonizando um vídeo que é o décimo vídeo mais viral de 2015.