A taxa de variação homóloga do índice de custos de construção de habitação nova fixou-se em 0,0% em outubro, refletindo um decréscimo de 0,1 pontos percentuais face ao mês de setembro, anunciou hoje o INE.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), a desaceleração do índice total foi determinada pela evolução dos materiais, que registou um decréscimo de 0,3 pontos percentuais na taxa de variação face ao valor registado no mês anterior, fixando-se em -1,4% em outubro face ao homólogo.

Já a variação da componente mão-de-obra foi 1,1%, idêntica à observada nos três meses anteriores.

O índice de preços de manutenção e reparação regular da habitação, por sua vez, apresentou uma descida homóloga de 0,1% em outubro, taxa idêntica à observada no mês anterior, influenciado por uma queda na componente de produtos.

O índice de custos de construção de habitação nova e o índice de preços de manutenção e reparação regular da habitação são estatísticas que integram o Sistema de Indicadores de Preços na Construção e Habitação (SIPCH), de periodicidade mensal e cujos valores para cada série de dados são divulgados desde janeiro de 2000.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR