O tesoureiro do grupo extremista Estado Islâmico (EI) e outros dois altos responsáveis ‘jihadistas’ foram mortos em novembro último durante bombardeamentos conduzidos pela coligação internacional liderada pelos Estados Unidos, indicou hoje um porta-voz militar norte-americano.

Abu Saleh era “um dos responsáveis financeiros mais importantes e mais experientes” do grupo radical sunita, indicou o coronel Steve Warren, numa videoconferência a partir da capital iraquiana, Bagdad, precisando que o tesoureiro foi morto em finais de novembro.

“É o terceiro membro do núcleo financeiro do EI que matámos” recentemente, indicou o porta-voz militar.

“A morte dele e dos seus antecessores destrói o conhecimento e o talento necessário para coordenar o financiamento da organização”, acrescentou.

O enviado da administração norte-americana para coordenar a campanha contra o EI (também designado pelo acrónimo árabe ‘Daesh’), Brett McGurk, também confirmou a morte de Abu Saleh, que descreveu como o “ministro das Finanças” do grupo radical sunita, através da rede social Twitter.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Numa mensagem na rede social, Brett McGurk indicou que Saleh foi morto “no âmbito de uma ação da coligação para destruir a estrutura financeira do EI”.

A partir de Bagdad, o coronel Steve Warren confirmou a morte, “também em finais de novembro”, de um outro elemento do EI que era responsável pela “extorsão” de fundos junto da população civil.

Também no mesmo período, de acordo com o porta-voz militar norte-americano, a coligação internacional matou um alto responsável do EI que coordenava “as transferências de informações, pessoas e de armamento”.