Um polícia espanhol morreu esta sexta-feira num atentado terrorista em Cabul (Afenigastão), reivindicado por uma milícia talibã. A explosão foi feita com um carro bomba, e foi sentida junta à embaixada espanhola.

Minutos antes, o primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, afirmara em Orihuela (Alicante) que o atentado não tinha a embaixada espanhola como alvo, mas sim uma hospedaria situada junto à embaixada. Rajoy garantira ainda que havia um polícia espanhol ferido, mas “aparentemente sem gravidade”.

“Neste momento há um polícia espanhol ferido, que já foi evacuado. Parece que não está em estado grave, mas estão a levá-lo para o hospital. Foram libertadas todas as pessoas que estavam na embaixa de Espanha no Afeganistão. Portanto, o que parecia uma má notícia afinal não o é”, afirmava Mariano Rajoy.

Agora, o PM espanhol confirmou a sua morte.

Segundo fontes no local, citadas pelo jornal El Español, o polícia não foi assistido de imediato, e esteve muito tempo no local até ser resgatado e transportado até um hospital próximo, onde veio a morrer.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A explosão feita com um carro bomba, por atacantes suicidas talibãs. Terá feito pelo menos três mortos e dez feridos, segundo fontes da polícia de Cabul, citada pelo El País.

“Após uma explosão num carro, alguns atacantes suicidas entraram numa hospedaria perto da embaixada espanhola. As forças especiais chegaram ao local e a zona foi evacuada”, afirmou, durante o dia, o chefe de emergências do Ministério do Interior local, Homayoon Aini.

O porta-voz da milícia talibã que reinvidica o ataque, Zabiullah Mujahid, corroborou a informação, dizendo que os “ataques suicidas ocorreram numa hospedaria que foi invadida pelo menos por três terroristas na área de Sherpoor na cidade de Cabul”, avançando também que do atentado resultaram baixas graves. A BBC, por sua vez, fala em sete atacantes talibãs.

Há indicação ainda não oficial de que pelo menos oito feridos foram transportados para um hospital da ONG italiana Emergency, situado a cerca de 700 metros da embaixada espanhola. Para além do polícia espanhol, morreram mais duas pessoas, que segundo a NBC eram afegãs e trabalhavam como agentes de segurança no local.

A explosão foi feita com um carro bomba, como explicou o porta-voz do ministro do Interior afegão, através do twitter:

Um correspondente em Cabul, do jornal britânico The Guardian, confirmou a informação, e mostrou um pedaço do carro bomba, que explodiu esta sexta-feira:

A Reuters noticia também que, logo a seguir à explosão, registou-se um tiroteio com a polícia presente na zona mas não existem, neste momento, pormenores sobre possíveis danos ou vítimas.

Este ataque surge depois de o presidente Ashraf Ghani ter regressado de uma conferência regional de paz em Islamabad no Paquistão que tinha como objetivo encetar negociações com milícias talibãs. Há alguns dias ocorreu também um ataque a um aeroporto na cidade de Kandaar que vitimou pelo menos 68 pessoas, 39 delas civis.