Os neozelandeses estão indecisos quanto à nova bandeira, mas, para já, há uma preferida. A Nova Zelândia, num processo que não é nada habitual ver-se, decidiu levar a referendo a mudança de bandeira. Na génese do projeto estará a similaridade com a bandeira australiana. E, já se sabe, a bandeira conta quase tudo sobre um país: identidade e História. “Esta é a primeira vez na história que todos os neozelandeses serão ouvidos quanto ao design da bandeira da Nova Zelândia”, pode ler-se no site do Governo.

Segundo os números avançados pelo governo neozelandês, a favorita é a primeira bandeira da esquerda do vídeo abaixo: mantém metade da bandeira original e junta-se a ela a famosa folha prateada, que é usada por seleções de desporto e como símbolo do país. A comissão eleitoral daquele país anunciou esta sexta-feira que a bandeira desenhada por Kyle Lockwood é a “preferida” entre as finalistas, conta o The Guardian.

A tal bandeira obteve, para já, 552.827 votos para primeira escolha, o que representa 50.53% do total de votos (1.527.042). Mas esta será uma corrida a dois, taco a taco, pois uma segunda bandeira de Lockwood (vermelha, branca, azul e com a mesma folha prateada) está ali bem pertinho: somou 574.364 votos (49.47%). Em março de 2016, a candidata escolhida irá a votos contra a bandeira atual, sendo que não é liquido que o povo deseje a mudança.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR