O selecionador português de futebol, Fernando Santos, alertou este sábado que Portugal ficou num “grupo com equipas de qualidade” no Euro2016, em França, e disse que vai ser preciso “ter cuidado” perante Islândia, Áustria e Hungria no Grupo F.

Em declarações feitas após o sorteio no Palácio de Congressos de Paris, o treinador lembrou que a Áustria ficou em primeiro lugar do seu grupo, que a Islândia foi responsável pela exclusão da Holanda e que a Hungria deixou de fora a Grécia no apuramento.

“Parece-me que é um grupo com equipas de qualidade. A Áustria ficou em primeiro lugar do grupo, deixou atras de si a Rússia e Suécia, equipas que ‘a priori’ eram consideradas favoritas”, declarou o selecionador, recordando que “Portugal não tem um bom histórico com a Áustria”, que classificou como uma “equipa em ascensão”.

Por outro lado, Fernando Santos falou de “uma Islândia que talvez seja a grande surpresa neste sorteio”, ainda que o técnico não tenha ficado surpreendido porque “já no campeonato do mundo estiveram no ‘play-off'”. “É uma equipa que vale muito pelo seu todo e vale tanto pelo seu todo que talvez seja uma das principais candidatas a estar aqui não está aqui por culpa da Islândia: a Holanda”, considerou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Quanto à Hungria, o selecionador português admitiu “que teve um apuramento mais suado mas que deixou fora a Grécia”, avisando que é “uma equipa que há 44 anos não está presente e que quer fazer presente o passado brilhante” e que “vai querer mostrar que a Hungria está de volta”.

“Vamos ter de ter muito cuidado com isto”, sintetizou o treinador, depois de ter considerado que “não há sorteios amigos ou inimigos” e que no domingo vai já começar a estudar os adversários.

Reagindo aos comentários do treinador austríaco Marcel Koller, que disse que o seu “jogo mais difícil vai ser contra Portugal”, do secretário-geral da Federação Austríaca, Alfred Ludwig e do presidente da Federação da Hungria, Sándor Csányi, que disseram que a equipa lusa é a favorita do Grupo F, Fernando Santos excluiu qualquer favoritismo e declarou que “há que ganhar no campo”.

“Aproveito já aqui para alertar os meus jogadores – como fiz em relação a este apuramento – que esta questão de quatro dos terceiros classificados virem a ser apurados vai abrir muito os grupos porque todas as equipas vão acreditar e não vai haver desistências antes do tempo. Todas vão acreditar até ao fim e isso vai tornar este apuramento muito mais difícil. Temos que estar muito atentos para isso”, avisou.

Questionado sobre as vantagens e desvantagens das cidades e das datas, Fernando Santos considerou que as vantagens passam pelo primeiro jogo ser a 14 de junho e pela partida intermédia ser em Paris, lamentando apenas só ter “quatro dias entre os jogos ao contrário dos outros grupos que têm quatro, cinco”.

“Espero que possa haver uma vantagem que é o primeiro jogo ser no dia 14. Isso permite que possamos trabalhar mais dois ou três dias em termos de treino, em termos de preparar a equipa bem”, justificou. Portugal vai defrontar a Islândia a 14 de junho, em Saint-Etienne, a Áustria a 18 de junho, em Paris, e a Hungria a 22 de junho, em Lyon, neste Europeu de futebol de 2016 que vai decorrer em França de 10 de junho a 10 de julho.