A técnica não é nova. Perante um comentário desagradável, uma mulher atirou um copo de vinho à cara de um homem. Ela é Katia Abreu, 53 anos, ministra da Agricultura no Brasil. Ele é José Serra, 73 anos, senador de São Paulo.

Os dois faziam parte de um grupo de 40 senadores e responsáveis políticos que se reuniram num jantar organizado pelo senador Eunício Olivieira, na passada quarta-feira. A determinada altura, José Serra interrompe a conversa e dirige-se à ministra da Agricultura: “Kátia, dizem por aí que você é muito namoradeira”.

Kátia não gostou e respondeu: “Você é um homem deselegante e arrogante. Por isso é que nunca será presidente desta república”, disse, em referência a uma antiga candidatura presidencial de José Serra. De seguida, pegou no copo de vinho e lançou a bebida à cara do senador. O episódio, que aconteceu em Brasília, ecoou pela elite política e pelos jornais do país. José Serra apressou-se a pedir desculpa. Diz que quando apelidou Kátia Abreu de “namoradeira”, a intenção era fazer uma “brincadeira” e um “elogio”. Logo de seguida fez questão de frisar: “Sempre tive respeito pela Kátia”.

Ela, por sua vez, não se arrepende nem de uma gota derramada: “Eu fiz o que qualquer mulher honrada faria. Todas as mulheres conhecem bem o eufemismo da expressão ‘namoradeira'”, disse à Folha de São Paulo. Kátia optou ainda por desabafar no Twitter e agradecer o apoio de todos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Kátia Abreu confessa ainda que está “arrependida” por em 2010 ter apoiado e votado em José Serra. No jantar de Brasília, que encheu os jornais do dia seguinte, estava também presente o vice-presidente do Brasil, Michel Temer. Segundo alguns relatos, os colegas ainda tentaram acalmar a situação, mas sem sucesso. Entretanto os internautas apressaram-se a reagir à “revolta do copo de vinho”:

https://twitter.com/LuisBritoSantos/status/674963085623492608