Apenas 32% dos brasileiros considera que melhorou de vida nos treze anos de governo do Partido dos Trabalhadores (PT), de acordo com um estudo divulgado este domingo.

Já 26% dos brasileiros dizem que a sua vida piorou desde 2003, durante sucessivos executivos do PT, primeiro com Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) e, agora, com Dilma Rousseff, enquanto 42% disseram que nada mudou, de acordo com um inquérito realizado pela empresa Datafolha, hoje publicada pelo jornal “Folha de São Paulo”.

Sobre a atuação do Governo, apenas 24% da população valoriza a presidência do PT como boa, em comparação com 40% que a classifica como normal e 35% que a considera má ou muito má. O estudo explica que essa perceção deve-se a fatores como a crise económica, os casos de corrupção, que levaram à detenção de muitos militantes do PT, e à fragilidade política atual no Brasil.

Os dados da pesquisa refletem a agitação social que se vive no país e que levou hoje milhares de brasileiros a sair às ruas para exigir o fim do mandato da atual chefe de Estado.

Grupos sociais como o Vem pra Rua ou o Movimento Brasil Livre organizaram na semana passada protestos em 90 cidades a reclamar o ‘impeachment’ (destituição) de Rousseff, aprovado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, a 2 de dezembro.

As acusações que Rousseff enfrenta baseiam-se numa série de manobras fiscais que o Governo realizou em 2014 e continuou em 2015, de forma a mascarar as contas nacionais. Essas práticas podem até ser consideradas “crimes de responsabilidade”, um motivo previsto na Constituição brasileira para a destituição de um Governante.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR