Parece uma contradição, mas é quando se aprende a dominar a linguagem que ela empobrece. Quem o diz é Gonçalo M. Tavares: “Depois da infância, quando a linguagem se torna numa mera funcionalidade, perdemos imaginário.” Um mosquito passa a ser um pequeno inseto que pica, por exemplo, enquanto para o escritor ele também pode ser “um animal que está mal sintonizado”.

Procurar a frequência do mais recente título do autor de Jerusalém, apresentado no mini-festival O que um livro pode, é encontrar um dicionário para crianças que deixa as definições certinhas de fora precisamente para ver as palavras muito para além da sua utilidade no dia a dia, propondo-lhes novos significados. Como disse o escritor no lançamento:

“As palavras podem ser brinquedos. Podemos atirar palavras para o meio de uma sala, como atiramos uma bola. Podemos olhar para elas como se fossem objetos, vê-las fisicamente, rodeá-las, estudar-lhes o perfil.”

As que se leem no Dicionário do Menino Andersen foram viradas e reviradas do avesso, num exercício que, a partir da obra, pode servir para desafiar os miúdos a construírem as suas próprias definições, como fez o menino Andersen do título. Como uma espécie de enciclopédia alternativa, publicada pela Planeta Tangerina depois de “dois ou três anos a perseguir o autor”, este dicionário inventado não serve para ter nota máxima no teste de Português mas ajuda a desenvolver a imaginação e o olhar atento de qualquer leitor, com mais ou menos idade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

capaDMA

O livro foi editado pela Planeta Tangerina e custa 13,90€

A acompanhar o galo — “um animal que ainda não foi informado de que já foi inventado o relógio-despertador” –, o fato de banho — “uma roupa pequenina, que ainda não cresceu” –, e as restantes definições, de A a Z, estão ainda os desenhos de Madalena Matoso, que transformou um dicionário ilustrado numa espécie de “manual técnico-poético” que recupera o imaginário dos livros de instruções, cheio de setas e maquinaria, ao mesmo tempo que pisca o olho às ilustrações das obras antigas.

Para provar que um dicionário pode ser um objeto divertido, o melhor que pode fazer a este livro não é guardá-lo na estante mas tê-lo na caixa dos brinquedos, juntamente com as bonecas e os carrinhos.