O barril de petróleo Brent para entrega em janeiro estava a meio da manhã abaixo dos 37 dólares no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres, a aproximar-se do mínimo, de 36,61 dólares, registado em 24 de dezembro de 2008.

Cerca das 12:00 em Lisboa, o barril de petróleo Brent, referência na Europa, estava a ser transacionado a 36,84 dólares, depois de ter iniciado a sessão a 37,75 dólares, um mínimo desde a crise global de 2008 e menos 0,4% do que no encerramento de sexta-feira.

Os preços começaram a cair fortemente na semana passada devido à falta de acordo dos membros da Organização de Países Exportadores de Petróleo(OPEP) para fixar um limite à produção.

A queda dos preços agravou-se depois da Agência Internacional da Energia (AIE) ter afirmado na sexta-feira no relatório mensal que não está prevista uma redução da oferta a curto prazo e que o crescimento da procura deverá desacelerar em 2016.

Em novembro, os membros da OPEP produziram uma média de 31,7 milhões de barris por dia, mais 1,7 milhões do que quota combinada, o que terá tido um impacto nos preços, que recuaram 40% nos últimos 12 meses.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR