O presidente do Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas (SBSI) disse hoje que a reunião mantida com o presidente do Novo Banco (NB) foi para ficar a par do que a administração tem feito e o que Bruxelas pretende para a instituição.

Rui Riso, presidente do SBSI, afirmou em declarações à Lusa que o tema do plano de reestruturação não foi conversado com o presidente do NB, Stock da Cunha, sendo uma matéria que está reservada “ao Estado português, ao Banco de Portugal e à Direção Geral da Concorrência europeia (DG-Com)”.

Para já, o dirigente sindical disse que vai aguardar porque, apesar da DG-Com “exigir que o banco tenha metade da sua dimensão, ninguém se dá por vencido à primeira” e que, tanto o sindicato como a administração, irão lutar por isso.

Apesar de ainda não ser conhecida publicamente, os sindicatos temem que a reestruturação exigida por Bruxelas ao Estado português implique o encerramento de balcões e a redução substancial dos cerca de 7.500 trabalhadores do banco.

Depois de em setembro ter sido suspensa a venda do Novo Banco, o Banco de Portugal encarregou a administração da instituição financeira de delinear um plano de reestruturação, que já foi entregue a Bruxelas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR