As autoridades italianas anunciaram hoje ter confiscado 3.500 pergaminhos com falsas bênçãos papais que se destinavam a ser vendidos a peregrinos durante o Jubileu, que teve início no passado dia 08. Os pergaminhos falsos, que incluíam a imagem do papa Francisco e o brasão da Santa Sé, foram descobertos numa loja próxima da Praça de São Pedro, no Vaticano.

Segundo a polícia italiana, os pergaminhos estavam impressos em italiano, espanhol, português e inglês sob o título “Bênção do Peregrino”, tendo o responsável pela impressão sido denunciado por produção e comércio de objetos falsificados. “Inventaram a recordação perfeita para o peregrino do Jubileu: uma bênção apostólica personalizada em pergaminho pontifício, com brasão da Santa Sé e uma fotografia do papa Francisco, mas não consideraram necessário pedir a correspondente autorização”, comentou a polícia a propósito dos autores da fraude.

O valor dos pergaminhos apreendidos ascende a cerca de 70.000 euros, desconhecendo-se o montante que os comerciantes já tinham arrecadado com a venda dos certificados falsos. O Ano Santo Extraordinário da Misericórdia, convocado pelo papa Francisco, teve início a 08 de dezembro, com a abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro, e termina a 20 de novembro de 2016.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR