A Proteção Civil dos Açores já registou hoje 97 incidentes devido ao mau tempo, maioritariamente em São Miguel, onde um funcionário da Direção Regional das Obras Públicas sofreu ferimentos ligeiros.

Segundo um comunicado do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores divulgado pelas 15:00 locais (16:00 em Lisboa), as 97 ocorrências estão relacionadas com quedas de árvores e obstrução de estradas e os ferimentos ligeiros resultaram de uma queda do funcionário.

Estão encerradas diversas estradas em São Miguel, destacando-se a que dá acesso à Lagoa do Fogo (junto à cidade da Ribeira Grande), um dos principais pontos turísticos da ilha.

No município de Ponta Delgada várias ruas e avenidas estão fechadas ao trânsito, incluindo a Avenida do Mar.

Segundo a Câmara Municipal, nesta zona costeira foram também distribuídos sacos de areia pelas moradias que apresentam maior risco.

No grupo central dos Açores, na ilha Terceira, o troço da Estrada Regional N.º 1 — 1.ª, entre a Silveira e o Forte de S. Mateus, em Angra do Heroísmo, foi encerrada ao trânsito devido aos galgamentos de mar que se verificam, segundo a Secretaria Regional do Turismo e Transportes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Estas estradas serão reabertas assim que se encontrem repostas as condições de segurança necessárias à circulação.

Devido ao mau tempo, toda a operação da SATA Air Açores, que assegura as ligações entre as nove ilhas, foi cancelada, exceto os voos Ponta Delgada/Santa Maria e Santa Maria/Ponta Delgada e Ponta Delgada/Terceira, ao final do dia, que aguarda confirmação, em função das condições meteorológicas.

O porta-voz da SATA, Luís Filipe Cabral, adiantou ainda à agência Lusa que a operação da SATA Internacional também está cancelada, exceto o voo Lisboa/Terceira/Boston que já saiu da capital portuguesa.

Nas ligações marítimas, a Atlânticoline cancelou a viagem das 13:15 entre Horta e Madalena, bem como as duas viagens previstas entre Horta e São Jorge (uma de manhã e outra à tarde).

Entretanto, o navio “Mestre Simão”, que esteve parado nos Estaleiros de Aveiro em processo de certificação, está a regressar ao porto da Horta.