A judoca Telma Monteiro e o canoísta Fernando Pimenta foram hoje distinguidos com o prémio de atletas do ano para o Comité Olímpico de Portugal (COP), na cerimónia do 106.º aniversário do organismo, em Lisboa. Telma Monteiro, de 29 anos, conquistou o título de campeã europeia na categoria de -57kg, em 2015, quando a atleta do Benfica chegou a ocupar o primeiro lugar do ‘ranking’ mundial.

Também no presente ano, Fernando Pimenta, do Clube Naútico de Ponte de Lima e de 26 anos, foi vice-campeão europeu em K4 1.000 metros e conquistou as medalhas de bronze nos Campeonatos do Mundo e da Europa, em K1 1.000 metros, além das medalhas de prata nos Jogos Europeus, em Baku, na mesma prova e em K1 5.000 metros.

O prémio de ordem olímpica pela carreira desportiva foi atribuído a Fernanda Ribeiro, campeã olímpica em Atlanta1996 e medalha de bronze em Sydney2000 nos 10.000 metros. Nesta mesma distância, a antiga atleta conquistou ainda o título mundial de 1995 e europeu de 1994, além dos títulos continentais de pista coberta em 3.000 metros em 1994 e 1996.

A atleta do Benfica Vanessa Fernandes, vice-campeã olímpica no triatlo em Pequim2008, recebeu a medalha de mérito, atribuída ao desportista com relevante serviços prestados ao olimpismo. Depois de uma carreira bem-sucedida no triatlo, vencendo o título mundial de 2007 e cinco vezes o título europeu, a atleta natural de Perosinho alcançou os mínimos para os Jogos Olímpicos do Rio2016 na sua estreia na maratona, em Valência, a 15 de novembro. A triatleta Melanie Santos, de 20 anos, venceu o prémio juventude, após ter conquistado as medalhas de bronze nos Mundiais e Europeus de sub-23. O troféu Comité Olímpico Internacional 2015 para desporto e inovação foi entregue à empresa construtora de kayaks Nelo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Lista dos premiados:

  • Prémio Juventude: Melanie Santos (triatlo).
  • Medalha de Mérito: Vanessa Fernandes (triatlo).
  • Medalha Olímpica para atleta feminina do ano: Telma Monteiro (judo).
  • Medalha Olímpica para atleta masculino do ano: Fernando Pimenta (canoagem).
  • Ordem Olímpica: Fernanda Ribeiro (atletismo).
  • Troféu COI 2015 Desporto e Inovação: Nelo.