O mais provável é já estar habituado à notificação “visto” que aparece na caixa de chat do Facebook assim que alguém lê o que escreveu. A isso acrescenta-se o aviso, na forma de reticências, quando a pessoa do lado de lá está a escrever. As ferramentas que também associamos a outros serviços de mensagem instantânea, como o WhatsApp, têm uma única função, escreve o espanhol El Mundo: manter os utilizadores “agarrados” à rede social de modo a aumentar as suas estatísticas de utilização.

fb

Notificação de mensagem recebida

É provável que seja esse o motivo pelo qual a equipa de Mark Zuckerberg está a estudar uma forma de transportar o mesmo conceito para o feed de notícias, onde recebemos notificações dos amigos e das páginas que seguimos quase ao segundo.

A equipa está, então, a testar uma nova função que avisa as pessoas quando alguém está a escrever um comentário, de modo a prolongar a curiosidade dos utilizadores — é relativamente fácil conceber a ideia de ficarmos retidos durante alguns segundos ou até mesmo minutos à espera de saber o que a outra pessoa está a ponderar publicar.

fb 2

Os reticências na mensagem significam que o campo de escrita está a ser utilizado

A ideia, segundo o mesmo jornal, é refletir conversas em tempo real entre amigos e familiares. Tanto quanto se sabe a ferramenta ainda está na fase de testes, mas é provável que não demore muito tempo a chegar a diversos países.