Ana Rita Cavaco foi a candidata mais votada na eleição de terça-feira para o cargo de bastonário da Ordem dos Enfermeiros para o período 2016/2019, com 38,72 % dos votos, tendo de disputar uma segunda volta com José Carlos Gomes, que obteve 16,06%.

De acordo com os novos estatutos da Ordem dos Enfermeiros, “é eleito bastonário o candidato que obtém metade dos votos mais um, validamente expressos, não se considerando como tal os votos em branco”. O anterior regulamento eleitoral, que ainda consta da página oficial da Ordem, datado de março de 2015, refere que se consideram vencedoras “as candidaturas que obtiverem a maioria dos votos expressos”.

O mapa de apuramento provisório nacional publicado hoje no ‘site’ do organismo indica que mais de seis mil enfermeiros foram chamados a votar na terça-feira, tendo sido mais votada a candidata que encabeçava a lista E, Ana Rita Cavaco, que venceu também o sufrágio para os órgãos nacionais, com 36,76% dos votos.

A lista E — “Uma Ordem com os enfermeiros” afirma pretender “servir de ponte entre sindicatos e governo para uma remuneração correspondente ao nível da carreira técnica superior e para que se uniformize as 35 horas de trabalho”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A lista encabeçada por Ana Rita Cavaco propõe-se ainda trabalhar para que volte a existir a categoria de enfermeiro especialista.

De entre as dez listas que se apresentaram às eleições da Ordem dos Enfermeiros, três delas apenas contavam com candidatos às secções regionais, sem nenhum candidato ao cargo de bastonário.

A lista C, liderada por José Carlos Gomes, que tinha como meta descentralizar a ação da Ordem, foi a segunda mais votada para o cargo de bastonário, com 16,06% dos votos, e para os órgãos nacionais, com 15,43%.

A lista de Ana Rita Cavaco foi ainda a mais votada para a Mesa do Colégio de Especialidade em enfermagem comunitária, com 25,48% dos votos, em enfermagem médico-cirúrgica (30,38%), em enfermagem saúde infantil e pediátrica (28,59%) e em enfermagem saúde materna e obstetrícia (25,32%).

A lista C ganhou para o Colégio de Especialidade na enfermagem de reabilitação, com 25,60% dos votos, e na enfermagem de saúde mental e psiquiátrica (22,12%).

De um total de 67.916 votantes, só 16.818 votaram nas eleições de terça-feira, dos quais 6.333 elegeram Ana Rita Cavaco.

NOTA: Esta notícia foi corrigida com uma nova informação da Lusa que dá conta que Ana Rita Cavaco tem ainda de disputar uma segunda volta.