O vice-presidente do Sporting Vicente Moura, ex-presidente do Comité Olímpico de Portugal, sofreu um enfarte na terça-feira e está hospitalizado, com prognóstico reservado, informou hoje o clube.

“Vem por este meio o Sporting informar que o vice-presidente do clube Vicente Moura sofreu, na madrugada de terça-feira, um enfarte, encontrando-se nesta altura hospitalizado e com prognóstico reservado. Pede-nos a família do nosso vice-presidente que seja, naturalmente, respeitada a privacidade da família, nomeadamente, pela comunicação social”, lê-se em comunicado do clube.

O Sporting “deseja ao Comandante Vicente Moura um rápido restabelecimento e um regresso rápido ao convívio com a família e com os sportinguistas”, lê-se na nota dos ‘leões’, prometendo mais detalhes sobre o estado de saúde do dirigente assim que “existam dados novos relevantes”.

José Vicente Moura, de 78 anos, foi secretário-adjunto do COP entre 1984 e 1988, e eleito vice-presidente no ciclo olímpico que se seguiu, acabando por assumir, entre 1990 e 1993, a presidência do organismo quando Fernando Lima Bello foi designado representante português no Comité Olímpico Internacional.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Capitão de Mar e Guerra da Marinha Portuguesa sucedeu, em 1997, a Vasco Lynce na liderança do COP, no qual foi consecutivamente eleito, cumprindo mais quatro mandatos, até 2013.

O antigo praticante de natação, polo aquático, ginástica e basquetebol e também ex-presidente da Federação Portuguesa de Natação, entre 1982 e 1990, chefiou a missão olímpica portuguesa aos Jogos de Los Angeles1984.

Em junho de 2005, foi condecorado pelo então Presidente da República, Jorge Sampaio, com o grau de comenda da Ordem do Infante D. Henrique, que distingue serviços relevantes a Portugal, no país e no estrangeiro, bem como serviços na expansão da cultura portuguesa, sua história e seus valores.

Depois de ter deixado a presidência do COP, em abril de 2013, Vicente Moura reapareceu no dirigismo desportivo ao integrar a direção do Sporting, presidida por Bruno de Carvalho, como vice-presidente para as modalidades, cargo que desempenha até hoje.