A Magikbee é uma startup portuguesa que quer pôr crianças a brincar num casamento entre dois mundos: o físico e o digital. Um desenho que se faz no iPad e com uma casa de madeira. Uma torre que se constrói com blocos num cenário virtual. A tecnologia juntou-se à tradição através de “blocos mágicos de madeira”. E esta quinta-feira está à procura de financiamento numa campanha de crowdfunding no Indiegogo. Precisam de cerca de 34 mil euros.

Hugo Ribeiro, 35 anos, e Pedro Branco, começaram a trabalhar no Magik Play – o projeto educativo da Magikbee – no início do ano, mas só lançaram a empresa em julho. A ideia surgiu porque as filhas de Hugo, com 2 e 8 anos, “são viciadas no iPad”, conta ao Observador.

Começámos a perceber que isto era um problema e a ler artigos onde se discutia o tempo que as crianças passavam junto a ecrãs e como este tempo acabava por impedir que se desenvolvessem de forma mais completa. E começámos a perceber que seria engraçado unir estes dois mundos, o dos brinquedos mais tradicionais ao digital”, explicou Hugo Rbeiro.

Hugo trabalha em marketing há mais de 10 anos e Pedro Branco é investigador na universidade do Minho, na área da tecnologia interativa para educação. “Trocámos algumas ideias, porque há um excesso de tecnologia, mas os brinquedos tradicionais são importantes para o desenvolvimento. E se misturássemos isto?”, conta. Com a tecnologia desenvolvida, precisam de investimento para avançar com a primeira produção. E os mercados já estão escolhidos: Reino Unido e Estados Unidos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Até à data, o projeto tem sido financiado com capitais próprios, mas os empreendedores têm estado em contacto com a organização West to West – que pretende fazer a ponte entre Portugal e Silicon Valley – para encontrar parceiros e investidores norte-americanos.

As primeiras pessoas que participarem na campanha de crowdfunding terão direito a um desconto até 50% no kit Magik Play, que quando for comercializado incluirá o acesso a três app, um conjunto de blocos mágicos e um suporte para o iPad. As aplicações estão adaptadas a várias fases de desenvolvimento e desenhadas para estimular capacidades motoras, noções de espaço, criatividade e a colaboração.

A tecnologia desenvolvida pelos fundadores uma tecnologia não necessita de baterias, fios, ou uma ligação permanente à internet. E os brinquedos de madeira interagem com o iPAd sem entrarem em contacto físico. Hugo espera entregar as primeiras unidades do Magik Play em maio de 2016.