O segundo grupo de refugiados colocados em Portugal ao abrigo do programa da União Europeia chegou esta quinta-feira pelas 20h00 ao aeroporto da Portela, em Lisboa.

São 14 pessoas, seis homens, cinco mulheres e três crianças, oriundos do Iraque e da Síria e que atualmente se encontravam na Grécia, de onde partiu o voo que hoje os trouxe a Lisboa. Estas 14 pessoas vêm juntar-se aos dez refugiados que chegaram também hoje, pela hora de almoço, à Portela.

Entre estes refugiados sírios e iraquianos estão três crianças, com dez meses, um ano e dez anos, segundo fonte oficial do Ministério da Administração Interna. A mesma fonte adiantou que um dos refugiados que estava previsto chegar hoje à noite ao aeroporto de Lisboa acabou por não embarcar, por não ter comparecido no aeroporto de origem.

Este segundo grupo de refugiados foi esta quinta-feira recebido pelo secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, e pela secretária de Estado da Igualdade, Catarina Marcelino.

Já à hora de almoço, o primeiro grupo de dez refugiados que chegou foi recebido pela ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, pelo ministro-adjunto, Eduardo Cabrita, pelo diretor do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e pelo presidente da Plataforma de Apoio aos Refugiados.

Assim, ao todo Portugal acolhe a partir desta sexta-feira um total de 24 refugiados que serão distribuídos por centros em Lisboa, Cacém (Sintra), Torres Vedras (Lisboa), Marinha Grande (Leiria), Penafiel (Porto) e Alfeizerão (Alcobaça).

O conjunto destes refugiados é constituído sobretudo por casais, existindo seis famílias com filhos menores, e são provenientes da Eritreia, Sudão, Iraque, Síria e Tunísia. Estes 24 refugiados fazem parte dos cerca de 4500 que Portugal vai receber nos próximos dois anos ao abrigo do Programa de Relocalização de Refugiados da União Europeia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR