Oito Estados-membros da União Europeia (UE) reúnem-se esta quinta-feira em Bruxelas com o primeiro-ministro turco para debater o acolhimento e distribuição por países da UE de refugiados que estão na Turquia.

O primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, vai reunir-se com os Chefes de Estado ou de Governo da Alemanha, Áustria, Holanda, Bélgica, Suécia, Finlândia, Grécia e Luxemburgo e com o Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

O acolhimento de refugiados sírios e iraquianos provenientes da Turquia tem levantado reticências, com vários países europeus a questionarem o plano de distribuição (chamado de “deslocalização”) de 160.000 refugiados.

A Alemanha, cuja chanceler, Angela Merkel, vai liderar o encontro em Bruxelas, tem vindo a pressionar outros países da UE para que aliviem a Turquia, que acolheu cerca de 2,5 milhões de refugiados, tendo a Comissão Europeia apelado no mesmo sentido.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A UE já supervisionou o acolhimento de 20.000 refugiados que estavam na Jordânia, Líbano e Turquia, mas é necessário fazer mais para aligeirar o fardo dos países vizinhos da Síria.

“Os países da UE não devem ser seletivos, não devem preferir os refugiados mais educados ou cristãos”, declarou na terça-feira o ministro dos Negócios Estrangeiros turco, Mevlut Cavusoglu.

A Turquia fez saber que espera o apoio prometido pelos países europeus no montante de três mil milhões de euros, para incentivar o emprego dos refugiados, a escolarização dos seus filhos e a sua integração na sociedade turca.