Um total de 236 refugiados foi recolocado em oito Estados-membros, incluindo Portugal, no âmbito do mecanismo de recolocação acordado entre os 28 países da União Europeia (UE), divulgou a Comissão Europeia.

O executivo comunitário indicou que da Itália viajaram 154 pessoas para a Finlândia (63), França (19), Alemanha (11), Portugal (10), Espanha (12) e Suécia (39).

Desde a Grécia foram recolocados 82 refugiados para a Finlândia (24), Alemanha (10), Lituânia (4), Luxemburgo (30) e Portugal (14).

Os 24 refugiados que chegaram na quinta-feira a Portugal são sobretudo casais, alguns dos quais acompanhados por filhos menores, disse hoje a ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os refugiados são provenientes da Eritreia, Sudão, Iraque, Síria e Tunísia e, após chegarem ao aeroporto de Lisboa, na quinta-feira, vão ser acolhidos em Lisboa, Cacém, Torres Vedras (distrito de Lisboa), Marinha Grande (Leiria), Penafiel (Porto) e Vinhais (Bragança).

Este primeiro grupo faz parte dos cerca de 4.500 que Portugal deverá receber nos próximos dois anos.

Em termos de repatriamentos, Bruxelas contabilizou até ao momento 658 pessoas que tiveram de regressar aos países de origem por não terem direito a asilo.