Um grupo de noruegueses lançou uma campanha para mudar ligeiramente uma das suas fronteiras. A alteração é pequena, cerca de 200 metros, mas suficiente para fazer com que a montanha Halti pertença à Finlândia e não à Noruega. A prenda pretende celebrar o 100º aniversário da independência finlandesa, conta o The Telegraph.

A ideia passa por mover a fronteira 150 metros para Norte e 200 metros para este, o que faria com que a Finlândia ganhasse um novo pico mais alto (na Noruega esta montanha não consta sequer entre as 200 mais elevadas) e que a Noruega perdesse apenas cerca de 0,015 quilómetros quadrados. Uma das encostas da montanha Halti já pertence à Finlândia, mas o pico acontece em solo norueguês.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Não mudaria apenas o tamanho da Noruega e da Finlândia. Para os finlandeses, isto significaria que o seu ponto mais elevado passaria a ser uma montanha e não uma encosta”, disse Bjørn Geirr Harsson, responsável pela campanha, e antigo colaborador da Autoridade de Mapeamento da Noruega.

A Finlândia comemora o 100º aniversário da independência em 2017, mas na cabeça de Harsson não é nova. A primeira vez que pensou nisto foi em 1972. A ideia já conta com o apoio de Anne Cathrine Frøstrup, responsável pela Autoridade de Mapeamento da Noruega. “Seria uma questão de acordo entre os dois países”, disse.

A campanha no Facebook começou na semana passada e Harsson ainda está à espera que o ministério dos Negócios Estrangeiros responda à carta que lhe enviou.