Um incêndio florestal em El Franco, nas Astúrias (Espanha), obrigou este sábado a guarda civil a encerrar vários troços de estradas e a ligação por caminho-de-ferro entre as Astúrias e a Galiza, devido ao fumo intenso.

Fontes oficiais citadas pela agência Efe disseram que foi interditado o tráfego numa autoestrada e numa estrada nacional e na linha férrea que liga as duas regiões autónomas de Espanha.

O incêndio, perto da localidade de Caridad, concelho de El Franco, atingiu cinco habitações e um bairro. Na região registam-se cerca de 50 fogos, o que levou o Governo Regional a declarar o nível um do Plano de Incêndios Florestais do Principado das Astúrias.

Um primeiro nível do plano já tinha sido ativado, mas os ventos fortes, as temperaturas altas e o grande número de incêndios (meia centena esta noite) obrigaram a declarar um nível acima (de zero para um).

Os serviços de emergência mantêm ativados meios humanos e materiais, especialmente para defender as casas nos locais onde as chamas já rondam as zonas habitacionais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR