Mais de 230 bombeiros estavam mobilizados esta noite em Espanha para lutar contra dezenas de incêndios na região das Astúrias, no noroeste, dos quais não há registo de vítimas.

Um total de “230 bombeiros das Astúrias está no terreno atualmente, assim como membros da Guardia civil espanhola, voluntários da proteção civil e representantes dos municípios, e membros da Unidade Militar de Emergências (UMI)”, disse à AFP um porta-voz dos bombeiros da região.

A Unidade Militar de Emergências — unidade de socorro do exército espanhol — deverá mobilizar uma centena de operacionais no terreno, segundo um comunicado difundido esta noite.

Um posto avançado do comando das operações deve ser instalado no território de La Caridad, em El Franco, na costa ocidental da comunidade autónoma das Astúrias.

A menos de uma semana do início do inverno, o norte de Espanha, nomeadamente as regiões da Galiza, Astúrias e País Basco, está a ser consumido por dezenas de incêndios florestais, quase uma centena só na região das Astúrias, de acordo com a Efe, Agência de Notícias de Espanha.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nas Astúrias, na localidade de El Franco, um incêndio levou a que as autoridades encerrassem ao trânsito, esta tarde, troços de estradas e a ligação por comboio entre as Astúrias e a Galiza (que durante a noite ainda permanecia suspensa).