O presidente da Associação dos Indignados e Enganados em Papel Comercial, Ricardo Ângelo, disse hoje à Lusa que o Governo criou um grupo de trabalho para negociar com todos os intervenientes uma solução para os lesados do BES.

“O Governo nomeou um grupo de trabalho para criar esse consenso entre as entidades — Banco de Portugal, CMVM, Governo, Novo banco e BES mau -, que será o princípio de uma nova era”, disse à Lusa Ricardo Ângelo, na concentração de lesados do papel comercial do GES vendido aos balcões do Banco Espírito Santo (BES).

Em declarações à Lusa, o porta-voz dos lesados considerou positivo o passo dado pelo Governo liderado por António Costa, acrescentando que receberam a garantia de que será encontrada “uma solução justa e equitativa para as pessoas que foram expropriadas, num prazo máximo de quatro a cinco meses”.

“O Governo está empenhado na solução do problema”, defendeu Ricardo Ângelo, recusando-se revelar quem lidera e quem integra o referido grupo de trabalho, que irá “criar um molde que seja aceite por todos os intervenientes para chegar a uma solução”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ainda hoje, em assembleia geral, os lesados do BES vão escolher quem os vai representar nas negociações com o recém-criado grupo de trabalho, acrescentou o responsável.

“O objetivo [da reunião] é legitimar uma equipa da associação para representar os lesados nessas negociações”, disse, quando questionado sobre a agenda da assembleia geral.

Durante a concentração em frente à sede do Novo Banco, na Avenida da Liberdade, em Lisboa, Ricardo Ângelo realçou a “nova postura” dos lesados, que decidiram “dar o benefício da dúvida ao Governo e ao Novo Banco”.

“Mas caso haja algum entrave neste caminho que está a ser seguido, estamos dispostos a voltar a protestar na rua”, justificou.

Mais de uma centena de lesados do papel comercial do GES concentraram-se esta manhã em frente à sede do Novo Banco, onde fizeram a árvore de Natal com vários recados aos novos e antigos governantes.

Vindos sobretudo do norte do país, os lesados do papel comercial do Grupo Espírito Santo (GES), vestidos com uma gabardina vermelha e chapéu de Pai Natal, trouxeram um pinheiro que colocaram no cruzamento da Avenida da Liberdade com a Barata Salgueiro.