O chefe do Hezbollah libanês, Hassan Nasrallah, prometeu hoje responder ao assassínio de Samir Kantar, uma figura do movimento xiita libanês, morto perto de Damasco numa operação imputada a Israel. “Reservamo-nos o direito de responder ao seu assassinato, no local e no momento que considerarmos apropriado. (…) Vamos exercer esse direito”, afirmou Nasrallah, em discurso transmitido na cadeia televisiva Al Manar, do movimento xiita.

O líder xiita exprimia-se horas depois de cerimónias fúnebres massivas, no sul de Beirute, em homenagem ao “mártir” Samir Kantar, que era o responsável pela frente do Golã, setor ocupado pelo Estado hebreu em 1967 e anexado posteriormente. “Para nós, Israel tem a responsabilidade total do seu assassinato. (…) não temos a menor dúvida”, prosseguiu o chefe do Hezbollah.

O anúncio no domingo da morte de Kantar foi seguido de uma troca de foguetes e obuses na fronteira israelo-libanesa. Israel felicitou-se com o seu desaparecimento, mas sem reivindicar a responsabilidade da operação, realizada no sábado. Um dos principais dirigentes do setor da segurança israelita tinha porém advertido, em 2008, pouco depois da libertação deste libanês de uma prisão israelita que ele permanecia “um alvo para Israel”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR