Não é novidade nenhuma, e provavelmente já ouviu isto lá em casa, mas agora quem o diz é um estudo sul-coreano publicado no Journal of Medicinal Food: beber um copo de leite à noite, antes de dormir, é a melhor ajuda para a ansiedade e as insónias. Mas se for leite de vaca recolhido à noite, melhor ainda. O estudo, feito com ratos de laboratório, provou mesmo que os animais que bebiam leite noturno viam a sua atividade física diminuir muito mais do que os que bebiam leite recolhido de dia.

De acordo com o Wall Street Journal, que cita as conclusões do estudo em questão, na redução da ansiedade o consumo de leite noturno tem quase o mesmo efeito sedativo do que o consumo de ansiolíticos como diazepam. Os testes feitos com os animais mostraram que a ingestão de leite noturno diminuiu significativamente a atividade física, equilíbrio e coordenação dos roedores, e aumentou o tempo de sono em comparação com os roedores que ingeriram leite de dia. Outro indicador: os que foram alimentados com leite à noite mostraram-se mais aptos a explorar espaços abertos, um indicador de redução da ansiedade que se compara ao efeito que o consumo de ansiolíticos como o diazepam tem nos humanos.

Certo é que, o leite noturno é rico em triptófano e melatonina, a hormona que regula o ciclo entre o sono e o estado acordado. De acordo com os responsáveis pelo estudo, as doses de leite em pó que foram feitas a partir de leite de vaca recolhido durante a noite, e misturado com água, continham 10 vezes mais melatonina do que as doses preparadas a partir do leite de vaca recolhido durante o dia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR