A sinergia entre o fabricante europeu de aeronaves Airbus e a companhia aérea Qatar Airlines, com o objetivo de desenvolver aviões construídos em fibra de carbono e com tecnologia especialmente projetada para reduzir o jet lag dos passageiros, esta a ter resultados – releva o site Hypebeast.

A aeronave que vai pôr fim ao jet lag foi projetada para ter uma vida útil de 30 anos e custou mais de 15 mil milhões de dólares (cerca de 13 mil milhões de euros). O avião, que já acumulou 2.600 horas em voos de teste, é uma versão modificada do modelo A350 XWB. Este novo modelo recicla o ar da cabine de forma regular e está equipado com lâmpadas LED que ajustam automaticamente a luminosidade evitando perturbar o ritmo circadiano dos passageiros. Ou seja, os LED do interior do avião replicam a intensidade da luz natural, consoante a hora do dia, para que ao aterrar os viajantes não sintam tanto o impacto da luminosidade.

A fibra de carbono dá maior leveza ao avião, tornando-o e mais eficiente em termos energéticos. A Qatar Airlines acabou de inaugurar uma nova rota entre Doha, capital do Qatar e Nova Iorque onde opera os Airbus A350 que já possui. Com o novo modelo, os passageiros dos vôos de longo curso da companhia agradecem o fim do jet lag.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR