A Google está a desenvolver um novo sistema de mensagens com inteligência artificial, conta o Wall Street Journal. A empresa norte-americana, com serviços de chat como o Hangouts (associado ao Gmail) e o já velhinho Messenger, está longe de liderar este mercado. O Facebook será o grande rival, depois da criação da app de chat para a rede social e a aquisição do WhatsApp.

O Messenger deixou de ser popular há muitos anos, enquanto o Hangouts nunca ganhou direito a estar debaixo do holofote. O problema da Google é que volta a querer ganhar uma corrida em que deu um grande avanço aos rivais. O WSJ conta que até o WeChat, um serviço de mensagens popular na China, também deixa a Google para trás.

Operator, Slack, Luka.ai são outros concorrentes, e todos têm mais ou menos algo em comum: desenvolveram chatbots, um software que permite obter respostas a pedidos dentro do sistema de mensagens, ou outras variantes que permitem obter informação da internet sem recorrer ao motor de busca. O Luka.ai, por exemplo, tem memória, isto é, se o utilizador pedir uma sugestão de um restaurante, a aplicação dar-lhe-á uma. Mas se ele disser que é vegetariano, a app memoriza essa informação e elimina os restaurantes com carne, conta o WSJ.

A Google estará a trabalhar no novo sistema de mensagens há um ano. Em outubro, conta a publicação norte-americana, a empresa tentou comprar a 200 Labs Inc., uma startup que cria os tais chatbots, mas a proposta foi rejeitada. A Google está a colocar muitos esforços nesta nova ferramenta porque teme perder o lugar de destaque no que à busca de informação diz respeito. Ou seja, quer possibilitar um software que permita a busca e resposta a pedidos dentro do sistema de mensagens para depois enviar os utilizadores para sites relevantes.

“Todos os utilizadores preocupam-se em ter uma forma conveniente de encontrar o que procuram e se o Google não está à frente deles isso é um problema para eles”, disse ao WSJ Scott Stanford, o cofundador da Sherpa Capital, a empresa que detém o Slack, que possibilita serviços inovadores, como a tradução de texto.

O que a Google estará a fazer é cozinhar tudo o que os outros têm e adicionar algo: em junho, investigadores da Google afirmaram que tinham criado um chatbot capaz de manter uma conversação com humanos. Como? Analisando diálogos de filmes. Pois é, bem-vindos ao futuro…

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR